quarta-feira, maio 30, 2007

Amazônia Legal

"Amazônia é uma região na América do Sul, definida pela bacia do rio Amazonas e coberta em grande parte por floresta tropical".
No Brasil, a Amazônia é delimitada por uma área chamada Amazônia Legal. O governo brasileiro reuniu regiões que possuem as mesmas características políticas, econômicas e sociais para melhor planejar ações de desenvolvimento.
"A atual área de abrangência da Amazônia Legal corresponde à totalidade dos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e parte do Estado do Maranhão, perfazendo uma superfície de aproximadamente 5.217.423 km² correspondente a cerca de 61% do território brasileiro."
O assunto da Amazônia Legal me fez aprender o que é a Amazônia Legal e que essa região ocupa a maior parte do território brasileiro e que nos 9 estados da Amazônia Legal residem 55,9% da população indígena brasileira (250 mil índios).
Aprendi também que agrupando esses estados, o governo brasileiro pode planejar ações específicas para melhorar e desenvolver a região.

Fonte: Wikipedia - Aazônia Legal

Guilherme Alvarenga Tôrres 5ªE
Colégio Santo Antônio