segunda-feira, abril 16, 2007

A Lenda do Guaraná


"Entre os Índios Maués nasceu um menino muito bonito, de bom coração e de inteligência fabulosa. Como era muito esperto e alegre todos na tribo o admiravam.

Jurupari, o espírito do mal, ficou com inveja da criança e passou a espreitar para acabar com sua vida. A tarefa não era das mais fáceis, já que os outros índios sempre estavam à sua volta, principalmente os mais velhos que se sentiam na obrigação de protegê-lo. Mas Jurupari não sossegaria até fazer o mal ao pequeno.

Num dia, o menino brincando acabou se afastando dos outros índios. Encontrou uma árvore e tentou colher uma fruta. Jurupari se aproveitou e, na forma de uma cobra, deu o bote sobre a criança, matando-o.

A noite chegou e deram por falta da criança. Começou a procura por toda a tribo. Até que o encontraram morto aos pés da árvore. A notícia logo se espalhou com a tristeza geral na tribo.

Todos lastimavam a inusitada morte da criança mais amada de toda a tribo dos Maués. Chorou-se por várias luas ao lado do corpo inerte.

Num dado momento durante o funeral, um raio caiu justamente ao lado do garoto morto. "Tupã também chora conosco", disse a mãe da criança, "vamos plantar os olhos de meu filho para que deles possa nascer uma planta que nos trará tanta felicidade quanto o menino em vida nos trouxe". E assim fizeram!

Foi assim que dos olhos do pequeno índio nasceu o guaraná, fruta viva e forte como a felicidade que o pequeno indiozinho dava aos seus irmãos."

Fonte: www.amazonia.com.br

Gabriela Demas Álvares Cabral 3ªD

5 Comments:

At 8:46 AM, Anonymous Anônimo said...

TEMOS QUE SAUVAR A AMAZONIA.MARIA AUGUSTA.




EU ACHO IMPORTANTE A RECICLAGEM EXISTIR QUE UMA COISA VELHA SE TORNA UMA COISA NOVA QUE AJUDAO MILHOES DE PESSOAS NO MUNDO INTEIRO.
E A RECICLAGEM TAMBEM AJUDA BASTANTE A AMAZONIA!!!.RENATA S.AVELAR.

 
At 10:37 AM, Anonymous Anônimo said...

Eu acho interessante contaren sobre a lenda do guarana. Essa é uma lenda difente da que eu conhesso,eu gostei muito.

Clara-4a

 
At 10:39 AM, Anonymous Anônimo said...

Isso é verdade??? Quer dizer,como???
Ele morre,enterran o olho e isso vira uma planta parecida com um olho????? Ou é só uma lenda?????
Bruno Pinho Cerqueira
Quarta A.

 
At 10:43 AM, Anonymous Anônimo said...

E emportante ressiclar para enfeitar o nosso mundo para termos mais arvores e não
morremos de fauta de ar fresco.

Rafaela-4a

 
At 8:17 PM, Anonymous Anônimo said...

Não estou flando só desse texto, mas sim do blog inteiro.ele ficou incrivel!!!!!!
com serteza as pessoas depois de lerem esse blog vão ajudar a natureza e assim teremos uma amazonia melhor=um futuro melhor.

esse blog é tudo de bom!!!!!

Flavia-3 c

 

Postar um comentário

<< Home