terça-feira, março 27, 2007

Amazônia - Etimologia

"O nome Amazônia deriva de amazonas, guerreiras mitológicas. Segundo lenda, as amazonas pertenciam a uma tribo comandada por Hipólita que não aceitava homens: as crianças de sexo masculino eram entregues aos pais. Amazona significa sem seio, em grego, porque a lenda também dizia que tais mulheres cortavam o seio para melhor manejar os arcos. A lenda foi transportada para a América do Sul pelos conquistadores espanhóis, pioneiros na exploração do rio Amazonas que, ao se depararem com índias guerreiras (em contraste com a cultura européia, na qual a mulher tinha apenas funções domésticas), acreditaram terem finalmente encontrado as amazonas."
Fonte: www.wikipedia.org.br
Luisa Martins 3ªF

76 Comments:

At 8:34 AM, Anonymous Anônimo said...

Gostaria de conhecer um pouco mais sobre o Rio Amazonas.
Grata,
Maria Clara

 
At 8:35 AM, Anonymous Anônimo said...

Eu gostei muito da lenda das Amazonas.
Henrique

 
At 8:36 AM, Anonymous Anônimo said...

Eu gostei muito de saber da etimologia da
Amazônia!
Isabela Abreu

 
At 8:38 AM, Anonymous Anônimo said...

Goataria de dizer que gostei muito de conhecer mais sobre o site.
Gratas,
Beatriz e Mariana

 
At 8:38 AM, Anonymous Anônimo said...

Eu gostei de saber mais sobre a Amazonia.João e Matheus

 
At 8:40 AM, Anonymous Anônimo said...

Eu gostei muito de conhecer o site da Amazonia pois ele e muito legal Bruna

 
At 8:41 AM, Anonymous Anônimo said...

eu achei muito boa a lenda das amazonas.

 
At 8:47 AM, Anonymous Anônimo said...

Eu adorei a lenda da Amazonia
marcella e clara

 
At 8:48 AM, Anonymous Anônimo said...

Adoramos a história da AMAZONAS é muito interesante principalmente quando conta que a tribo que não aceita homens e que as mulheres cortam seus seios para melhorar manegar os arcos também é muito interesante que AMAZONAS significa "SEIO " em Grego.
E as criancas de sexo masculino eram entregue aos pais.A lenda foi trasportada para a AMERICA DO SUL Pelos conquistadores espanhois. Essa historia e d++++++++++++++++++++++++++ .Amanda e Kaleandra

 
At 9:19 AM, Anonymous Anônimo said...

Este texto é de mais!

 
At 9:20 AM, Anonymous Anônimo said...

O texto, é muito bacana, pois mostra culturas e povos de tribos diferentes.Mas, ficamos com duvidas de como as mulheres tinham filhos sendo que na tribo não havia homens.

Atenciosamente

Sofia e Laura

 
At 9:20 AM, Anonymous Anônimo said...

eu achei muito legal a lenda das amazonas .E também muito interessante

 
At 9:21 AM, Anonymous Anônimo said...

Nâo acredito nessas historias.

 
At 9:24 AM, Anonymous Anônimo said...

adorei este texto!!

 
At 10:52 AM, Anonymous Anônimo said...

A floresta Amazônia

A floresta Amazônia é a maior floresta do mundo e muitas pessoas estão queimando
e matando a linda floresta Amazônia.
E ela è muito conhecida pelô mundo.


Jùlia 3-A.

 
At 10:53 AM, Anonymous Anônimo said...

Segundo a lenda, as Amazonas pertemciam a uma tribo comandada por Hipolita que não aceitava homens; as crianças de sexo masculino eram entregues aos pais. Tais mulheres cortavam o seio para melhor manejar os arcos.
João Vitor Caldeira Bueno 3a A

 
At 2:18 PM, Anonymous Anônimo said...

EU achei isso muito legal

 
At 2:23 PM, Anonymous Anônimo said...

eu adorei saber essa historia e achei bem interessante.
Artur Assreuy Diniz

 
At 2:28 PM, Anonymous Anônimo said...

Eu gostei dessa história.
Ela é muito interessante e a lenda também e legal na minha opinião

Leticia Ribeiro Sternick 3seira D.

 
At 2:31 PM, Anonymous Anônimo said...

Eu achei essa lenda sobre as Amazonas muito legal sobre a guera e sobre os bebês.
Victor Peixoto Souza Cruz

 
At 4:18 PM, Anonymous Anônimo said...

eu achei anoticia sobre a amasonia super enteressante e criativo
bernardo

 
At 4:20 PM, Anonymous Anônimo said...

Eu achei muito interesante e eu também descobri mais coisas e eu gostei disso,muito bom.

sylvia e fernanda

4 H

 
At 4:21 PM, Anonymous Anônimo said...

eu achei interesante o noticiario das guerreiras legal,pois,os homens fasiam o mesmo

artur.q.b 4h

 
At 9:24 AM, Anonymous Anônimo said...

adorei esse site,contem comigo para ajudar a amazonia sou fã de animais e plantas tenho varios livros sobre animais e plantas beijos

 
At 9:27 AM, Anonymous Anônimo said...

Eu e meu amigo adoramos a lenda das amazonas
Joao Gabriel e Rafael

 
At 2:23 PM, Anonymous Anônimo said...

esta lenda é muito interessante,adorei saber sobre mais uma das lenda da amazonia:)

AMIRA

 
At 2:26 PM, Anonymous Anônimo said...

Gostei muito de saber que Amazonas eram mulheres que sabiam jogar arco e flecha muito bem.Também gostei de saber que elas convidavam os homens para engravidar.Achei preconceituoso não aceitarem homens na tribo,e por issp darem os homens para a tribop vizinha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1Beijos,adorei o bloggggggg

 
At 8:36 AM, Anonymous Anônimo said...

Nossa! Nós adoramos a lenda das Amazonas! É demais! São mulheres de guerra!

Gabriel e Henrique 5B

 
At 8:37 AM, Anonymous Anônimo said...

eu adorei essa lenda muito interesante.
eu tambem adorei e acho que devia ser publicada mundialmente.
ass;joao e henrique

 
At 8:39 AM, Anonymous Anônimo said...

Nossa,as amazonas eram muito legais . emanuela 5b

 
At 8:39 AM, Anonymous Anônimo said...

NÓS GOSTAMOS MUITO DA LENDA DAS GUERREIRAS.CONTINUEM MANDANDO COMENTÁRIOS,
ELES ESTÃO ÓTIMOS!!!!!

CAROLINA E ANA LUISA
5 B

 
At 8:42 AM, Anonymous Anônimo said...

amazonia significa sem ceios por isso achei esse site bem significativo!!!!!


espero q cada vez mais ele cresca!!!!!!

Adorei bastante bejimmmmmm

xau xau

 
At 8:42 AM, Anonymous Anônimo said...

Eu adorei a lenda das AMAZONAS pois dis como foi batisado o rio ,o estado e dis como as AMAZONAS viviam. Tamires

 
At 8:44 AM, Anonymous Anônimo said...

porqueelas nao aceitavam homens na tribo?
e porque matavam ou davam os bebes para os pais emvez de fugir com os bebes?
nao havia nenhuma mulher que tinha escondido o bebe homem com ela?
elas nao sentiam dor ao cortar os seios?
elas eram do mau ou do bem?
alguma mulher nao se apaixonou de verdade?

 
At 8:44 AM, Anonymous Anônimo said...

porqueelas nao aceitavam homens na tribo?
e porque matavam ou davam os bebes para os pais emvez de fugir com os bebes?
nao havia nenhuma mulher que tinha escondido o bebe homem com ela?
elas nao sentiam dor ao cortar os seios?
elas eram do mau ou do bem?
alguma mulher nao se apaixonou de verdade?

 
At 8:46 AM, Anonymous Anônimo said...

gostei muito da lenda das amazônas
bruno

 
At 8:47 AM, Anonymous Anônimo said...

Gostei da lenda gostaria de saber se e verdadeira. Maria Tereza

 
At 8:47 AM, Anonymous Anônimo said...

eu achei o comentario sobre as amazonas muito legal. Achei um pouco esquisito de cortar o seio ,mas tambem achei legal ter uma tribo somente de mulheres.
luiza 5b

 
At 8:50 AM, Anonymous Anônimo said...

A lenda das guerreiras é muito legal!Nós adoramos!Mas achamos muito preconceituoso elas não aceitarem os bebês homens e os homens também.




BRUNA E PRISCILA

 
At 9:22 AM, Anonymous Anônimo said...

o texto foi muito legal




Bruno e Carlos

 
At 9:24 AM, Anonymous Anônimo said...

Gostei muito dessa lenda porque as mulheres não asseitavam homens.



Gabriel e Guilherme

 
At 9:25 AM, Anonymous Anônimo said...

gostei muito do que fizeram pela amazonia foi um sacrifisio muito legal e criativo da parte de voces continuem asim, que voces vao longe



beijos juju e natalia
quarta c

 
At 9:26 AM, Anonymous Anônimo said...

Eu achei legal e interesante esta historia.

 
At 9:28 AM, Anonymous Anônimo said...

Gostei muito da lenda

Matheus

 
At 9:28 AM, Anonymous Anônimo said...

gostei muito das lendas e aprendi coisas que nao sabia voces sao mesmo d++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


ass: julia quarta c

 
At 2:27 PM, Anonymous Anônimo said...

gostei da lenda das Amazonas

 
At 3:18 PM, Anonymous Anônimo said...

E LEGAL!!!

 
At 3:19 PM, Anonymous Anônimo said...

Que interessante, adorei conhecer a lenda.
julia 4 serie f

 
At 3:20 PM, Anonymous Anônimo said...

EU ADOREI SUA LENDA,MAS ESSE NEGOCIO DE CORTAR O SEIO FORA NAO TA COM NADA. NOS,EU VOCÊ MENINAS,MULHERES NAO GOSTAMOS DISSO.ANNA SILVIA!!!!!!

 
At 8:50 AM, Anonymous Anônimo said...

credo mas interessante. 4 serie d

 
At 8:51 AM, Anonymous Anônimo said...

Esse site eu achei fantastico as curiosidades comentarios e tudo mais.Espero que voce esteja cuidando da sua Amazonia.Coloque tambem informacoes sobre ela.
Patricia 4 D

 
At 8:52 AM, Anonymous Anônimo said...

Eu achei mauito enteresante a parte que fala que elas davam os filhos do sexo mascolino para os pais e nao pegavam de volta alem da parte queelas nao dechavam homens entrar nas suas tribos.

 
At 9:25 AM, Anonymous Anônimo said...

ola achei muito legal mais um pouco dolorido,mais parabens e continue assim...
beijocas...

 
At 9:26 AM, Anonymous Anônimo said...

Amazonia e muito bonita echeia de arvores,sua flora e fauna e muito variada e linda!!!Nos lutamos para ela sobreviver e crescer novamente!!!

 
At 9:27 AM, Anonymous Anônimo said...

gostei dessa lenda ela é interessante.
bjuss

 
At 9:27 AM, Anonymous Anônimo said...

Duas palavras:legal e doloroso mais de qualquer forma:interessante.
Luísa Leal 5a

 
At 9:28 AM, Anonymous Anônimo said...

Eu queria saber se breve a Amazônia vai
se tornar dependente de outro país.



Artur Pereira

5a

 
At 9:29 AM, Anonymous Anônimo said...

eu nunca tinha escutado essa lenda.Ela é bacana de mais !!!Parabens!!
matheus
5a serie
colegio santo antonio

 
At 9:29 AM, Anonymous Anônimo said...

a amazonia e muito adoravel de se ver ,seu fauna e muito bonita e flora mais linda ainda.

 
At 1:40 PM, Anonymous Anônimo said...

Sophia-3-F

Eu gostei desta lenda porque ela só

fala de mulheres.

 
At 1:43 PM, Anonymous Anônimo said...

Doido, ne? brodher to doida pra conheser mais pois adorei essa lenda achei daoido e maneiro valeu bicho!! me conta mais.

 
At 2:22 PM, Anonymous Anônimo said...

adorei esse site e contem com migo vou ajudar a amazonia e nunca me esquesserei desse site e da amazonia!





julia garavello 4e

 
At 2:32 PM, Anonymous Anônimo said...

eu adorei o por do sol e o mar eu acho muito importate cuidarmos dele e a preservação do meio ambiente como:a floresta amazonica,as cidades,rios,matas,entre outros...
Também acho a instinção,desmatamento,secas tudo isso muito horrivel e muito ruim.



Maria Clara 4aE
Vivi e Regina

 
At 2:35 PM, Anonymous Anônimo said...

Eu achei muito interesante a lenda das mulheres guereiras, acho que isso mostra a igualdade entre os homens e as mulheres!
Maria Luisa quarta E Tarde

 
At 3:10 PM, Anonymous Anônimo said...

Oi galera!
Achamos muito legal essa reportagem, adoramos a imagem e sempre queremos dividir as nossas idéias sobre o mundo. Parabéns Rogéria!

Leonardo e Bruno - 5ªE - CSA

 
At 3:12 PM, Anonymous Anônimo said...

e muito legal

 
At 3:13 PM, Anonymous Anônimo said...

Se as mulheres da tribo Amazonas cortavam os seios para manegar os arcos como os bebes mamavam?

 
At 3:14 PM, Anonymous Anônimo said...

Essa historia é muito interessante, pois nao conheciamos, como as amazonas nao aceitavam homens na tribo e cortavam os seios.

Achamos d++++++++




Leticia e Lidia 5e

 
At 3:14 PM, Anonymous Anônimo said...

Achamos a história muito interessante.Não conheciamos essa lenda e uma das coisas mais interessantes foi que descobrimos que existia uma tribo só de mulheres.

 
At 10:30 AM, Anonymous Anônimo said...

pq cortar os seios facilita manejar o arco?









catharina 4A

 
At 10:33 AM, Anonymous Anônimo said...

Achei muito imteresante sobre ver a lenda que eu não conhecia e é muito bonita tambem!

Isabelle A.Colares.4 serie A

 
At 10:34 AM, Anonymous Anônimo said...

achei muito feio o comentario de as amazonas cortarem os seios






maria clara 4A

 
At 10:35 AM, Anonymous Anônimo said...

Os textos,poesias e fotografias desse site sâo muito legais.Principalmente que falam sobre um asssunto muito sério que é a Amazônia, uma floresta muito bonita que é importante nós nos preucuparmos e esse site com fotografias,poesias e textos nos alerta mais ainda sobre a destruiçao,lendas e várias coisas que deixam a Amazônia mais bonita do que ja é.

Lucas Campos 4A.

 
At 2:53 PM, Anonymous Anônimo said...

eu achei esse texto sobre as amazonas muito interessante e legal....adoreeei!!!!!

 
At 3:02 PM, Anonymous Anônimo said...

muito interesante esse texto pois e muito legal adoreiiii!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 
At 2:55 PM, Anonymous Anônimo said...

Caramba, isso eh chatu dimais!pior, eh ridiculo!

 

Postar um comentário

<< Home