segunda-feira, abril 16, 2007

A Lenda do Guaraná


"Entre os Índios Maués nasceu um menino muito bonito, de bom coração e de inteligência fabulosa. Como era muito esperto e alegre todos na tribo o admiravam.

Jurupari, o espírito do mal, ficou com inveja da criança e passou a espreitar para acabar com sua vida. A tarefa não era das mais fáceis, já que os outros índios sempre estavam à sua volta, principalmente os mais velhos que se sentiam na obrigação de protegê-lo. Mas Jurupari não sossegaria até fazer o mal ao pequeno.

Num dia, o menino brincando acabou se afastando dos outros índios. Encontrou uma árvore e tentou colher uma fruta. Jurupari se aproveitou e, na forma de uma cobra, deu o bote sobre a criança, matando-o.

A noite chegou e deram por falta da criança. Começou a procura por toda a tribo. Até que o encontraram morto aos pés da árvore. A notícia logo se espalhou com a tristeza geral na tribo.

Todos lastimavam a inusitada morte da criança mais amada de toda a tribo dos Maués. Chorou-se por várias luas ao lado do corpo inerte.

Num dado momento durante o funeral, um raio caiu justamente ao lado do garoto morto. "Tupã também chora conosco", disse a mãe da criança, "vamos plantar os olhos de meu filho para que deles possa nascer uma planta que nos trará tanta felicidade quanto o menino em vida nos trouxe". E assim fizeram!

Foi assim que dos olhos do pequeno índio nasceu o guaraná, fruta viva e forte como a felicidade que o pequeno indiozinho dava aos seus irmãos."

Fonte: www.amazonia.com.br

Gabriela Demas Álvares Cabral 3ªD

quarta-feira, abril 11, 2007

Poema


Linda Amazônia

Lindas árvores
Belas flores
Águas limpas
Peixes nadadores.

A natureza
é uma beleza!
Os animais
são lindos!
Os índios
nossos irmãos!

A Amazônia
Conta com vocês...

VAMOS PRESERVAR A AMAZÔNIA!!!
Lívia Aquino Daher 3ªB

terça-feira, abril 10, 2007

Por que reciclar?


A quantidade de lixo produzida diariamente por um ser humano é de aproximadamente 5 Kg.
* Se somarmos toda a produção mundial, os números são assustadores.
* Só o Brasil produz 240 000 toneladas de lixo por dia.

Uma garrafa plástica ou vidro pode levar 1 milhão de anos para decompor-se. Uma lata de alumínio, de 80 a 100 anos. Porém todo esse material pode ser reaproveitado, transformando-se em novos produtos ou matéria prima, sem perder as propriedades.

Cada 50 quilos de alumínio usado e reciclado, evita que sejam extraídos do solo cerca de 5.000 quilos de minério, a bauxita.

Cada 50 quilos de papel usado, transformado em papel novo, evita que uma árvore seja cortada. Pense na quantidade de papel que você já jogou fora até hoje e imagine quantas árvores você poderia ter ajudado a preservar...

E você, por que acha importante reciclar? Deixe seu recado!

Fonte: www.compam.com.br

Rogéria Garonce Alves

Poema

Amazônia
Amazônia é uma beleza da natureza.
Da Amazônia vem o ar que gostamos de respirar.
Amazônia é uma magia que só traz alegria.
O que sentimos pela Amazônia é uma paixão que vem do coração!
Amazônia traz vida e bastante alegria.
Quando vemos é impressionante. É um momento emocionante.
Não pense em desperdiçar e gastar, pense em reciclar.
Amazônia é uma beleza com grandeza.
A Amazônia nós não devemos estragar e sim ajudar.
Amazônia não é uma floresta normal, é uma floresta tropical.
Na Amazônia tem muitos animais, alguns são legais.
Se você estragar a Amazônia, matará vidas e muitas alegrias.
Para a Amazônia abra os braços e diga:
VIVA A AMAZÔNIA!!!

Gabriela Mesquita - 3ªB

quarta-feira, abril 04, 2007

Floresta Amazônica

"Apesar do desmatamento, a floresta amazônica ainda é a maior e mais rica floresta tropical do planeta, e ocupa quase a metade de todo o território brasileiro.

Só no Brasil, ela está presente em nove estados: Amazonas, Pará, Acre, Roraima, Rondônia, Amapá, norte do Mato Grosso, leste de Tocantins e Maranhão.

A floresta cobre 5,5 milhões de quilômetros quadrados (o equivalente a 1 milhão de campos de futebol!).

Além da riqueza representada pela imensa variedade de animais e plantas, a floresta também é fonte de muitas coisas úteis. O guaraná, por exemplo, é uma frutinha que nasce na floresta. É dessa fruta que se faz o mais brasileiro dos refrigerantes.

A borracha também é produzida na Amazônia, a partir do látex, um material extraído das árvores. Muitos cientistas estudam as ervas e plantas da região para fabricar remédios para as mais diferentes doenças. Essa é uma das maiores riquezas que a floresta esconde.

Dizem que a natureza da Amazônia é tão rica por causa do clima da região, chamado equatorial. Faz calor o ano inteiro e chove todo dia na floresta. As chuvas constantes alimentam os rios da Amazônia, que estão entre os maiores da Terra.

Na foz do rio Amazonas (quando ele termina seu curso, desaguando no mar) um fenômeno curioso acontece: a pororoca. O rio entra com tudo no mar e forma ondas de até três metros de altura. O mar responde e manda o rio de volta com mais ondas.

Os rios da Amazônia são o melhor caminho para entrar na floresta. Pegar carona num barco com alguém que mora nesse mundão verde é a melhor maneira de conhecer os lugares e as histórias desse paraíso de bichos e plantas. É diversão garantida: na Amazônia tem história que não acaba mais.

Aprenda mais um pouco sobre os principais estados que abrigam a floresta:



Bandeira do Acre
Capital: Rio Branco
População: 527.937 habitantes
Número de municípios: 22

Bandeira do Amazonas
Capital: Manaus
População: 2.580.860 habitantes
Número de municípios: 62

Bandeira do Pará
Capital: Belém
População: 5.886.454 habitantes
Número de municípios: 143"

Fonte: www.canalkids.com.br

Ester Pires Atman

segunda-feira, abril 02, 2007

Reflexão...